Σε αυτήν τη σελίδα μπορείτε να λάβετε μια λεπτομερή ανάλυση μιας λέξης ή μιας φράσης, η οποία δημιουργήθηκε χρησιμοποιώντας το ChatGPT, την καλύτερη τεχνολογία τεχνητής νοημοσύνης μέχρι σήμερα:
Metaontologia é o estudo do campo de investigação conhecido como ontologia. O objetivo da metaontologia é esclarecer do que se trata a ontologia e como interpretar o significado das afirmações ontológicas. Diferentes teorias metaontológicas discordam sobre qual é o objetivo da ontologia e se uma determinada questão ou teoria está no âmbito da ontologia. Não há acordo universal se a metaontologia é um campo de investigação separado além da ontologia ou se é apenas um ramo da ontologia.
Os realistas metaontológicos sustentam que há respostas objetivas para as questões básicas da ontologia. De acordo com a abordagem quineana, o objetivo da ontologia é determinar o que existe e o que não existe. A abordagem neoaristotélica afirma que o objetivo da ontologia é determinar quais entidades são fundamentais e como as entidades não fundamentais dependem delas. Os antirrealistas metaontológicos, por outro lado, negam que haja respostas objetivas para as questões básicas da ontologia. Um exemplo de tal abordagem é a tese de Rudolf Carnap de que a verdade das afirmações de existência depende do quadro de referência em que estas afirmações são formuladas.
O termo "metaontologia" é de origem recente. Foi usado pela primeira vez por Peter van Inwagen ao analisar a crítica de Willard Van Orman Quine à metafísica de Rudolf Carnap, onde Quine introduziu uma técnica formal para determinar os compromissos ontológicos em uma comparação de ontologias.